A que horas passa o Apocalipse?

Foi com um profundo desapontamento que soube que os cientistas atómicos avançaram apenas 30 segundos os ponteiros do Relógio do Apocalipse. Os dois longos minutos que ainda faltam para a meia-noite são uma desfeita enorme para o excelente trabalho desenvolvido pela Humanidade em 2017. Creio que ninguém regateou esforços para dar cabo do planeta e até se conseguiu superar as expectativas. Agora só me resta voltar a pôr o champagne no frigorífico e explicar ao meu chefe que os comentários que teci sobre a actividade profissional isenta de impostos da sua mãe foram feitos em tom elogioso. 

Olhando para o ano anterior, é difícil de compreender o que falhou para o relógio só ter avançado 30 segundos. Houve corridas ao armamento nuclear, abundância de tweets de Donald Trump, guerras civis, crises de refugiados, fenómenos climáticos extremos, degelo do Ártico, o Sá Pinto a falar francês… Estava convencido de que este cocktail seria mais do que suficiente para se assistir ao fim do mundo. Afinal não. Provavelmente a descoberta das armas roubadas no paiol de Tancos terá sido decisiva para evitar a chegada do Apocalipse. “Este ano vamos ter mesmo de acertar o relógio para a meia-noite… E eu que já tinha comprado bilhetes para o Mundial… Mas olhem esta notícia: em Portugal os ladrões deixaram as armas roubadas num descampado da Chamusca. E até devolveram uma caixa a mais. Estamos safos! Avança o relógio apenas 30 segundos, Boris!”, terão exclamado, com alívio, os cientistas atómicos.

Apesar da importância que a comunicação social deu a este anúncio, para a maioria das pessoas é indiferente que estejamos à beira do Apocalipse. Desde que continue a haver wireless e apps que lhes permita seguir em streaming o desenrolar dos acontecimentos enquanto os partilham nas redes sociais, está tudo bem. Fim do mundo, sim, mas com ligação gratuita à internet. Claro que estou a ser demasiado optimista, porque duvido que a net continue a existir num mundo pós-apocalíptico. Juntamente com as baratas, creio que só o Preço Certo às 19 horas sobreviverá, com a vantagem de já não ter o telejornal a seguir.

Agora que estamos a iniciar mais um ano, temos de perceber o que falhou em 2017 para evitarmos repetir os mesmos erros. Tenho uma fé enorme na Humanidade e no seu potencial ilimitado para se destruir. Ainda que me pareça desnecessário, aqui ficam algumas sugestões para que o Relógio do Apocalipse chegue finalmente à meia-noite:

1. Cansada de aturar putos mimados, a Supernanny altera os seus métodos pedagógicos e começa a decapitá-los com um sabre e a espetar as suas cabeças em estacas em frente a jardins escola como aviso a outras crianças. Em menos de um mês, o programa torna-se líder de audiências.

2. Para combater o sucesso de Supernanny, a TVI lança o programa Super Nando. O director do Jornal Sol, José António Saraiva, irá a casa de pais com filhos homossexuais para curá-los, explicando-lhes as virtudes da heterossexualidade. Entre os métodos pedagógicos constará uma semana de convívio com trolhas.

3. Subitamente a justiça portuguesa começa a funcionar e em menos de três meses José Sócrates, Ricardo Salgado e Duarte Lima são julgados e consideram as sentenças justas. Os cientistas atómicos percebem que este inexplicável surto de eficiência é um sinal indesmentível de que o Apocalipse está próximo e acertam o relógio para as zero horas.

4. Há mais um tremor de terra em Portugal e desta vez a Geringonça cai. Nas eleições que se seguem, o Partido Comunista é o vencedor e coliga-se com o CDS-PP para ter maioria parlamentar. Jerónimo de Sousa começa então a andar com um pullover verde alface da Lacoste sobre os ombros e Assunção Cristas passa a fazer campismo em Setembro na Festa do Avante.

5. São inauguradas mais 50 Padarias Portuguesas em 2018. Donald Trump e Kim Jong-Un condenam a uma só voz esta nova ameaça global e apontam as ogivas nucleares para Portugal. Dão a António Costa três dias para que contenha a proliferação de panificadoras de má qualidade ou então varrem o país do mapa. Como o primeiro-ministro não quer interromper as férias para tratar do assunto, não lhes resta outra solução senão carregar nos respectivos botões vermelhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sai um prato de tofu com ovo a cavalo

Touradas com velcro: mariquice ou tortura?

A ditadura do cliente Pingo Doce